AUTOR: Francisco Varkala | Redação
O papa Francisco continua em recuperação no hospital e apresenta melhora progressiva, mas ainda enfrenta dificuldades na fala devido ao uso prolongado de oxigênio de alto fluxo. A informação, obtida pela Reuters, foi dada nesta sexta-feira (21) pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano.
Segundo Fernández, o pontífice está retornando gradualmente ao seu estado físico habitual. “Ele está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo resseca tudo. Por isso, precisa reaprender a falar, mas sua condição geral é a mesma de antes”, declarou durante um evento em Roma. O cardeal, no entanto, não especificou se o papa já consegue falar normalmente.
Aos 88 anos, Francisco está internado há cinco semanas devido a um quadro de pneumonia dupla. No último dia 6, o Vaticano divulgou um breve áudio do pontífice, no qual sua voz soava frágil e com dificuldade na fala.
Na mais recente atualização sobre sua saúde, o Vaticano informou que ele segue estável, com pequenas melhorias na respiração e na mobilidade. Desde segunda-feira, o pontífice não necessita mais de ventilação mecânica, mas ainda recebe oxigênio de alto fluxo por meio de uma cânula nasal durante boa parte do tempo.
Sem previsão de alta
Ainda não há uma estimativa oficial para a alta do papa. Fernández afirmou que não sabe se ele poderá deixar o hospital a tempo da Páscoa, que será celebrada em 20 de abril.
“Ele poderia voltar, mas os médicos querem ter total segurança. O papa sente que, com o tempo que lhe resta, quer se dedicar inteiramente aos outros, não a si mesmo”, afirmou o cardeal.
Sobre uma possível renúncia, Fernández descartou essa hipótese. “Acredito sinceramente que não”, disse.
Nos últimos dois anos, Francisco enfrentou diversos problemas de saúde e é mais suscetível a infecções pulmonares devido a uma pleurisia na juventude, que resultou na remoção parcial de um pulmão.






Deixe um comentário